segunda-feira, 18 de abril de 2011

Lacrimosa

Para falarmos da banda Lacrimosa, temos antes que conhecer Tilo Wolf. Alemão de Frankfurt, Tilo nasceu em 10 de julho de 1972, e desde a infância deixava nítida sua imensa capacidade artística. Aos 12 anos, Tilo teve sua poesia publicada em diversas revistas de literatura. Estudou piano e trompete, chegando a se apresentar em concertos na Alemanha. Em 1989, editou uma revista musical e em 1990, aos 18 anos, lançou seu primeiro single com duas faixas intituladoClamor, que se esgotou em pouco tempo.
Lacrimosa foi nome adotado inspirado em Réquiem, de Mozart; nome de base latina que significa Banhado em Lágrimas ou Aflito. A figura doPierrô se tornou a marca e o estilo da banda sintetizado. Segundo Tilo Wolf: "É um símbolo. Uma apresentação cômica da música. Está presente em todos os sentimentos das nossas canções". Assim, a atmosfera sombria e os arranjos clássicos das músicas, fundiam-se com a proposta gótica da expressão de Tilo Wolf.
No ano de 1990, o desprezo das gravadoras pelas músicas alternativas levou Tilo a criar o próprio selo, Hall of Sermon, que viria a abrigar artistas como Dreams of Santy e Artrosis.
Angst (Medo) foi o primeiro álbum oficial lançado, concretizando os ideais primitivos iniciados com o single Clamor. O disco chegava com letras repletas de drama e o lirismo dos arranjos fortemente influenciados pela música clássica. Este álbum foi muito bem aceito no cenário gótico alemão e posteriormente por toda a Europa.
Einsamkeit, que significa Solidão, foi o segundo álbum lançado em 1992, completando o trabalho anterior. No ano seguinte, Ales Lüge (Tudo Mentira) é lançado como single trazendo quatro faixas que eram o prenúncio do próximo e excelente álbum Satura, que chegaria ao público no mesmo ano com a melancolia e o lirismo característicos. Em 1994 é lançado o single Schacal.
Na turnê de Satura, Tilo convida a finlandesa Anne Nurmi (ex integrante do Two Witches) para que participe das apresentações ao vivo. O resultado foi tão bom que Anne passou a integrar definitivamente o Lacrimosa.

O álbum Inferno de 1995, já contava com a voz suave de Anne, e foram acrescentados instrumentos sinfônicos. Este trabalho foi considerado o mais agressivo até aquele momen-to. Porém, muito bem aceito. O primeiro grande sucesso,Copycat, foi gravado neste álbum.
Inferno repercutiu fortemente no cenário musical alemão. Não ficou restrito apenas aos circuitos alternativos. A partir daí, o Lacrimosa alcançou um público maior e passou a influenciar outros artistas. The Clips 1993-1995 foi a primeira concepção visual das canções Satura, Schakal e Copycat.
Em 1996, Tilo recebe da revista alemã Zillo, o prêmio Alternative Rock Music Award. No mesmo ano, o single Stolzes Herz (Coração Orgulhoso) é lançado com duas versões da faixa título. Em 1997 foi lançado o álbum Stille (Silêncio), com uma sonoridade mais pesada aliada a orquestração clássica. O vídeo Silent Clips trazia os clipes de Stolzes Herz, Not Every Paint Hurts, Siesh du Mich im Licht?, e seus Making Off’s. Um ano após, a banda dá um presente aos fãs com o CD ao vivoLive. Em 1999 chega ao público mais um single: Alleine Zu Zweit (Juntos e Sozinhos), que conta com a participação da orquestra sinfônica de Londres.
O CD Elodia é uma Ópera Rock que traz na terceira faixa a belíssima Halt Mich. O álbum é dividido em três atos, e narra a história de um relacionamento que chega ao fim. Portanto, é uma alusão à semideusa do amor Elodia, que é fadada ao fracasso.
Para comemorar o décimo aniversário foi lançado o vídeo The Live History 2000. Com várias apresentações ao vivo de toda a carreira da banda. Este vídeo tem em sua maioria exibições gravadas no Wave Gothic Festival, realizado na Alemanha.
Em Agosto de 2001, o Lacrimosa lança o single Der Morgen Danach (A Manhã Seguinte), que corresponde diretamente ao trabalho anterior, Elodia. Ainda no mesmo ano, Fassade (Fachada)é lançado trazendo a faixa Liebspiel (Jogos de Amor) para atingir em cheio os seguidores do Heavy Metal.

O single Durch Nacht und Flut foi lançado em 2002 com apenas quatro faixas, mas obteve uma ótima repercussão. Este single preparava os fãs para o grande lançamento do ano seguinte. Finalmente, em janeiro de 2003 foi lançado o álbumEchos, com a faixa que dava nome ao single anterior. Echos é considerado um dos melhores trabalhos do Lacrimosa, onde todas as influências Heavy e clássicas de Tilo, foram condensadas numa mesma obra.
No ano seguinte, Tilo dá início a um projeto solo no qual combina elementos do clássico, do gótico e industrial, denominadoSnakeSkin. Music For the Lost é o trabalho que marca este novo caminho musical de Tilo.
Em 2005, os fãs tiveram o prazer de conhecer o 11º álbum da banda. Lichtgestalt (Criatura de Luz) foi lançado em maio e traz oito faixas escritas e orquestradas por Tilo Wolf, com exceção da última, Hohelied der Liebe, da qual a letra é um trecho da Bíblia. No mesmo ano, foi lançado DVDMusikkurzfilme com 10 videoclipes da carreira e um bônus com making of de clássicos comoSchakal e Copycat. Ainda é lançado o EP Lichtgestalten que contém versões deLichgestalt e mais quatro faixas. Em seguida, Anne Nurmi divulga que está grávida de 4 meses. A notícia repercute positivamente entre os fãs mas coloca em risco as turnês programadas.
Em 2006, a banda participa de festivais como Summer Breeze Festival e Wave Gotik Treffen. Em outubro é lançado o álbum Canta'Tronic do projeto Snakeskin de Tilo Wolf. Em junho de 2007 é anunciado Lichtjahre, CD (duplo) e DVD que trazem velhos sucessos como The Turning Point,Malina e músicas mais recentes como The Party is Over e Lichtgestalt. Em outubro, ao lado da banda sueca Hammerfall, o Lacrimosa realiza uma pequena turnê sulamericana passando por São Paulo, Buenos Aires e Santiago; e segue para apresentações no México e até mesmo na China.
Em 2008 a banda se apresentou em festivais e turnês na Alemanha, Ucrânia, Russia e Romênia. No final de 2008 e início de 2009 já tinham iniciado as gravações do próximo trabalho de estúdio. Em maio é lançado oficialmente Sehnsucht.
O novo álbum trazia dez faixas que soam mais agressivas com guitarras e vocais mais pesados.Sehnsucht, apesar de estar musicalmente mais distante de seu antecessor, é bem recebido pela crítica e pelos ouvintes. Tilo Wolf declarou "Estamos felizes por lançar nosso novo álbum de estúdio, cujo conteúdo emocional e música são centralizados em uma palavra, a qual, na diversidade da percepção individual, sempre permanecerá clara em sua base e então representa perfeitamente o título para este álbum: Sehnsucht (saudade)".
Após tantos anos de carreira, o Lacrimosa atingiu um nível de maturidade poucas vezes encontrado em uma banda. A qualidade e a ousadia são características marcantes que conseguem agradar góticos e headbangers de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário