segunda-feira, 18 de abril de 2011

After forever

A banda holandesa After Forever teve seu início de carreira muito semelhante ao de tantas bandas de Rock. O fator que fazia deles um grupo especial, foi a proposta musical predominante em seus trabalhos.
Tocando covers de seus artistas preferidos, como Iron Maiden e The Cult, a banda surgiu em meados de 1995 com o nome de Apocalyps. Porém, os jovens integrantes consideravam este nome comercial e superficial. A expressão After Forever, traduzia com fidelidade a proposta musical profunda e lírica da banda. Este foi o nome adotado. A partir desse momento, os ensaios foram voltados para as próprias composições e o objetivo de lançar um trabalho autêntico começava a se concretizar.
Em meados de 1997, a vocalista Floor Jansen une-se a banda e completa a formação que gravou a primeira demo. Em 1999, várias gravadoras fizeram propostas para lançar o trabalho dos talentosos e jovens músicos. A conceituada Transmission Records venceu a concorrência.


Hans Pieters e Dennis Leidelmeijer conduziram e produziram as gravações de Prison of Desire no estúdio Excess, em Rotterdam. Os coroais foram feitos no RS 29 com o produtor Oscar Holleman, que já havia trabalhado com Ayreon e The Gathering.
O resultado foi ansiosamente aguardado pelos integrantes. As cinco músicas de estréia traziam o soprano indefectível de Floor, aliado às guitarras e vocais urrantes de Mark Jansen e Sander Gommans. O instrumental agressivo da banda trazia ainda um coral profissional de cinco vozes e arranjos clássicos. A produção do CD de estréia era de uma qualidade e imponência poucas vezes vista no cenário fonográfico da Holanda. Sharon den Adel (integrante do Within Temptation), dividiu os vocais da faixa Beyond Me com Floor. A atmosfera sombria das músicas ressuscitava a melancolia medieval. Prison of Desire foi muito bem recebido pela crítica européia. No Brasil, o resultado também foi muito bom; sendo aclamado pelos leitores das principais revistas do gênero.
Em 2002 é lançado Decipher, segundo álbum oficial da banda. Neste disco, fica evidente a evolução e o amadurecimento musical. Porém, em abril deste ano, o vocalista e fundador Mark Jansen, desliga-se da banda. Segundo Mark, a intenção é dar continuidade na carreira musical com um estilo semelhante ao After Forever, formando posteriormenete, então, a banda Epica.
Em novembro de 2003, o single Exordium é lançado trazendo 6 faixas e o clipe My Choice. Neste momento, o After Forever já havia se consolidado como uma das maiores revelações do Gothic Metal.


Março de 2004 foi o mês de lançamento do tão esperado álbum Invisible Circles. Com músicas mais diversificadas e bem diferente dos trabalhos anteriores, o disco traz temas bem atuais, tendo a história de uma garota, filha de pais adolescentes numa gravidez indesejada.
Em julho de 2005, a banda promoveu uma turnê sul-americana. No Brasil, o After Forever fez quatro apresentações no final do mês, passando por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre.
O impacto e o entusiasmo foram tão grandes que a banda fez um pequeno vídeo com imagens de bastidores, declarações dos integrantes e trechos dos shows no Brasil. A vocalista, Floor Jansen, afirma que na primeira noite, o público fez tanto barulho que foi difícil superá-los. Esta é, sem dúvida, uma prova de como a banda holandesa é querida e popular entre o público brasileiro.
Remagine, lançado em outubro de 2005, é o quarto álbum do After Forever. Este trabalho traz 12 faixas e teve o instrumental gravado no Excess Studio, em Rotterdam. Enquanto os vocais, os trechos clássicos e a mixagem foram feitos no Gate Studio, na Alemanha, sob a produção de Sascha Peath e Miro em Wolfsburg.
O título é a combinação das palavras "Reflection" e "Imagination". Segundo a vocalista, Floor Jansen: "É realmente um passo a frente em nossa carreira. Vejo-o com todas as características do After Forever, contudo trazendo novas idéias à nossa música. Temos melodias bem fortes para nossos fãs, e músicas que marcarão nossa história".
Nos primeiros meses de 2006, o After Forever viaja em turnês e se apresenta em países como Espanha, Itália e França. Em março, anuncia o rompimento com a gravadora Transmission Records. Segundo informações do site oficial, a gravadora fazia um fraco trabalho de publicidade. Porém, ainda pela Transmission Records, é lançado um álbum duplo, intitulado Mea Culpa, contendo 32 faixas ao total, sendo a maioria versões de grandes sucessos. No mês de outubro, a banda faz apresentações no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Neste momento, o novo álbum já está em plena produção.
Em março de 2007, a banda disponibiliza o videoclipe da faixa Energize Me, que comporia o novo trabalho. Finalmente, em abril, é lançado o álbum After Forever.
After Forever traz doze faixas. Segundo Sander Gommans, "você pode ouvir a energia de Prison Of Desire, a melancolia de Decipher, a abordagem progressiva de Invisible Circles e os elementos mais acessíveis contidos em Remagine. É impossível sermos mais After Forever do que isso".
Neste trabalho, a banda dá continuidade às tendências de Remagine e se distancia um pouco mais de Prision of Desire e Decipher. Os destaques são Cry With A Smile, Empty Memories eDreamflight. Ainda, há uma expectativa de um DVD para 2007 (que foi lançado neste mesmo ano) no qual parte das gravações serão realizadas em um show na Holanda.
Em maio, o guitarrista Sander Gommans, por motivos de saúde, abandona as turnês. George Oosthoek (Orphanage) é convidado para substituí-lo.
Apesar da mudança de estilo nos últimos trabalhos, o After Forever figura como uma das maiores bandas de seu gênero, revolucionando os conceitos de metal, sem se limitar à fronteiras comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário